Em razão da decisão do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) nº 81/2016, que afastou cautelarmente o Dr. Carlos Eduardo de Castro Passos do exercício do cargo de presidente e do mandato de conselheiro regional efetivo pelo prazo de 60 dias prorrogáveis por igual período, a diretoria do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) foi alterada.
Como presidente, assume a função interinamente a Enfermeira Drª Antonia Cristiane Souza Pereira, que exercia o cargo de secretária na gestão desta autarquia. Com a mudança temporária, assume o cargo de secretária interina a conselheira regional e Enfermeira Drª Fernanda Brandão Rocha. O cargo de tesoureira continua sendo ocupado pela Técnica de Enfermagem e Enfermeira Drª Kelly Inaiane Nalva dos Santos Dias.
No último dia 15, o plenário do COFEN decidiu admitir denúncia pelo Dr. Manoel Carlos Neri da Silva, inscrito no Coren-RO n. 063592-ENF, em desfavor do presidente e conselheiro efetivo do COREN-MA, Enfermeiro Dr. Carlos Eduardo de Castro Passos, e instituir Processo Administrativo Disciplinar, nos termos do artigo 3º, §1º, da Resolução Cofen n. 155/1992.
Para evitar intervenções na apuração da denúncia, nos termos do artigo 3º, § 3º, da Resolução Cofen n. o 155/1992, alterada pela Resolução Cofen nº 360/2009, o plenário também decidiu pelo afastamento do presidente do denunciado.