A Drª Ana Paula Barros Aroldi Uhdre, enfermeira fiscal do Coren-MA, representou hoje o Conselho Regional de Enfermagem no Fórum de Assistência ao Educando do IFMA. Na oportunidade, ela ministrou uma palestra sobre o exercício da Enfermagem e as ações de fiscalização das atividades profissionais da classe.
O Fórum de Assistência ao Educando foi aberto no dia 18 e segue até amanhã abordando o tema “Multidisciplinaridade na assistência ao educando”. Como parte da programação de hoje, a fiscal Ana Paula Barros Aroldi Uhdre palestrou para um público formado por enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nos campi do IFMA na capital e interior.
Na palestra, foram discutidas questões como prescrição de medicamento realizada pelo enfermeiro de acordo com protocolos do SUS, protocolo de administração de medicamentos e Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), temas que fomentaram a participação do público durante a palestra. “Uma das dúvidas colocadas por eles foi como poderia se implantar a SAE nos ambulatórios escolares, o que fez surgir a ideia de fazermos um momento só sobre sistematização”, afirmou a fiscal.
Participação – Hoje, o IFMA possui 26 campi em funcionamento. Desses, alguns já possuem uma equipe multiprofissional ou equipe em processo de estruturação. Por isso, a proposta de um fórum voltado aos diversos profissionais que prestam assistência à comunidade acadêmica.
Como a enfermeira fiscal do Coren-MA lembra, o convite da Direção de Assistência ao Educando do IFMA ao Coren-MA também se deu por conta de uma fiscalização realizada pelo Conselho no próprio instituto. A ação foi realizada em junho de 2015.
Após a fiscalização, o serviço de Enfermagem do Instituto Federal está em processo de estruturação com a convocação de enfermeiros há cerca de um ano. Entre todas as melhorias, estão sendo realizadas oficinas com os alunos, funcionários e docentes, campanhas de vacinação, busca de casos de doenças crônicas, tudo isso visando a organização dos serviços e a realização de uma assistência de Enfermagem com excelência e autonomia profissional.