A sobrecarga de trabalho enfrentada pelos profissionais de saúde, em especial os de enfermagem, dentro das unidades de saúde do Maranhão neste momento de pandemia de Covid-19 tem sido altíssima. Muitos deles acabam sendo afetados psicologicamente em virtude da carga de estresse que estão sujeitos diariamente. Para ajudar essas pessoas que estão atuando na linha de frente de combate ao novo coronavírus, um grupo de profissionais que trabalha na promoção da saúde mental está oferecendo assistência gratuita para melhorar a qualidade de vida dos agentes de saúde. Trata-se do Projeto Rede Escuta Saúde.

A Rede Escuta Saúde é formada por um coletivo de psicanalistas, psicólogos e psiquiatras que se reuniram para disponibilizar um espaço de escuta especializada. Ele é desenvolvido pela Divisão de Qualidade de Vida (DQV) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Monte Castelo, em parceria com outras instituições.
Objetivo – O Projeto Rede Escuta Saúde é uma intervenção, no campo da Saúde Mental, que busca um modo eficaz de evitar o adoecimento ou o agravamento de sofrimentos psíquicos dos profissionais da saúde, amparando-os, considerando-os, acolhendo-os e escutando-os, para que possam, assim, ter condições psíquicas de conseguirem de novo recriar o sentido de viver.
O projeto terá duração de três meses de atendimento gratuito online para o público-alvo. O telefone oficial para agendamento dos atendimentos pelo WhatsApp é o (98) 99171-8516. Ele é destinado para todos os profissionais e assistentes das redes pública e privada de saúde do Maranhão que estão envolvidos diretamente na assistência das pessoas com a COVID-19.
A iniciativa conta com o apoio de um coletivo de profissionais da área Psi – Corpo Freudiano Escola de Psicanálise; Clinica da Infância e Adolescência Maud Mannoni (CIAMM); Associação Psicanalítica do Maranhão; dos psiquiatras Francisco Frazão e Maurilene Bacelar; além de vários psicanalistas e psicólogos de São Luís.
Enfermagem – Desde o dia 26 de março, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) disponibiliza um canal de atendimento 24h, todos os dias da semana, para que os profissionais de enfermagem possam procurar ajuda emocional em meio à situação de pandemia pela qual o Brasil e o mundo passa atualmente.
Um chat online está disponível no canto inferior direito da tela no site do Cofen e no hotsite Juntos Contra Coronavírus, com atendimento ininterrupto a todos os profissionais de Enfermagem que necessitarem de algum apoio. A equipe é formada por enfermeiros voluntários especializados na assistência de saúde mental, que visam colaborar com os milhares de profissionais que têm trabalhado incansavelmente nas unidades de saúde do país.
Com informações do IFMA