A ministra da saúde Nísia Trindade recebeu na tarde desta quinta (19), representantes do Fórum Nacional da Enfermagem. O encontro aconteceu na sede do Ministério da Saúde, em Brasília, e teve como principal objetivo tratar sobre o novo Piso Salarial Nacional. A titular da pasta, afirmou que é prioridade do governo garantir “o mais rápido possível” nos contracheques o que já é lei.
“É ordem do presidente Lula, minha e de todos os secretários para que (o piso) seja pago o mais rápido possível”, disse a ministra.
Ela também informou que foi instituída por portaria, desde o dia 17 de janeiro, o Grupo de Trabalho que estuda uma proposta técnica para levar a Estados, municípios e entidades filantrópicas, os fundos que garantem os salários reajustados.
O Conselho Federal de Enfermagem foi representado pelo conselheiro Daniel Menezes, autarquia no Fórum Nacional da Enfermagem. Ele reiterou seu otimismo quanto à irreversibilidade desta conquista. “Sigamos firmes porque falta pouco para realizar esta demanda tão aguardada por todos”, declarou.
O Grupo de Trabalho interministerial do Piso entregará seu relatório até o próximo dia 27. No dia 30, a Enfermagem voltará a ser recebida pela ministra Nísia Trindade para falar do andamento e receber maiores informações.
Antes de ser recebida pela ministra, a Enfermagem se reuniu com o secretário de Atenção Primária em Saúde, Nésio Fernandes. Ao secretário, o conselheiro Daniel Menezes colocou à disposição todas as câmaras técnicas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem para elaboração conjunta de políticas de Saúde e outras iniciativas.
Fonte: Cofen
Saiba mais:
Senado aprova PEC 42/2022, que viabiliza o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem
Senado discute fontes de financiamento para o Piso Salarial da Enfermagem