A autora do Projeto Hora do Colinho, Enfermeira Mariluce Ribeiro, a convite do Presidente do Coren-MA, ENF. José Carlos Júnior, destacou durante o Congresso Maranhense de Enfermagem sobre o projeto que oferece momentos de relaxamento ao recém-nascido, reduz o stress e favorece a pronta recuperação da saúde dos pequenos, o “Hora do Colinho”, que já virou lei nos estados da Paraíba e Rio de Janeiro e já tramita na Assembleia Legislativa do Maranhão.
O Projeto já tramita na Câmara dos Deputados, através do PL 2956/2021 e consiste no acolhimento humanitário e afetivo, por equipes multidisciplinares, de bebês recém-nascidos órfãos ou que estiverem privados da presença da família durante a hospitalização.
Durante apresentação a Enfermeira Mariluce Ribeiro apresentou os benefícios que o Projeto já trouxe há milhares de mamães e seus recém-nascidos.
“A promoção desse cuidado humanizado minimiza o stress, acelera o processo de recuperação e promove uma alta mais rápida, o envolvimento do colinho sempre foi realizado de forma terapêutica e os profissionais de enfermagem tendo a consciência que em nenhum momento o colo terapêutico substitui o vínculo familiar”. Destacou a enfermeira.