Representantes da Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) estiveram no estado de Sergipe participando da 11ª edição do Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais (Senafis). O evento aconteceu entre os dias 6 e 8 de agosto com o objetivo de discutir os desafios da fiscalização frente a atual realidade da enfermagem brasileira, além de novas estratégias para a atividade fiscalizatória.
No seminário, o Coren-MA estava sendo representado pela equipe da Junta Interventora formada pelo presidente Wilton José Patrício, pelo tesoureiro Ronaldo Beserra, pela secretária Kheilla Passos, e por Cristiane Pereira e Adriana Carvalho de Souza, que também integram a Junta.

Estiveram presentes também a coordenadora de fiscalização do Coren-MA, Juliana Marques, juntamente com os fiscais do conselho Jurandy Carvalho Leite, Luiza Costa Ferreira Ghusi e Pollyanne Aguiar dos Nascimento Coelho, e a procuradora jurídica Kathleen Gadelha Marques.
Para a Junta Interventora do Coren-MA, esse foi um momento de grande importância, pois contribuiu diretamente para o alinhamento das ações em prol do fortalecimento das fiscalizações nos estabelecimentos de saúde de todo o estado. Nos meses de setembro, outubro e novembro, por exemplo, as fiscalizações no interior serão intensificadas e o conhecimento adquirido no Senafis já vai ser colocado em prática nessas atividades.
Evento – Com participação de cerca de 350 pessoas, entre fiscais, advogados, conselheiros federais e regionais, o 11º Senafis se propôs a discutir e harmonizar os trabalhos e políticas de fiscalização, propondo e aperfeiçoando diretrizes. A programação do seminário contou com a realização de palestras e oficinas nas quais estiveram presentes os representantes do Coren-MA.

Na abertura do seminário, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, destacou a importância da fiscalização, atividade finalística dos conselhos, cujo objetivo é garantir o cumprimento das leis e determinações relacionadas à enfermagem para proteger os profissionais e cidadãos.
“Talvez esse seminário seja um dos mais importantes de todas edições. Estamos vivenciando um momento em que os órgãos de controle, especialmente o Tribunal de Contas da União (TCU), e profissionais de Enfermagem inscritos nos Conselhos Regionais de Enfermagem nos chamam a cumprirmos de forma mais eficiente a nossa atividade finalística do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Dentre as nossas atividades, a mais importante é a fiscalização do exercício profissional. Portanto, esse encontro deve significar uma virada importante, para que assim possamos melhorar em todo sistema nosso método de fiscalização”, destacou o presidente do Cofen.

Ao apresentar a palestra magna “A fiscalização frente a atual realidade da enfermagem brasileira”, Manoel Neri ressaltou a importância dos presidentes dos Regionais para colocar as ações da fiscalização na ordem do dia.“É preciso criar uma relação de confiança entre a equipe de fiscalização, o profissional inscrito, os Responsáveis Técnicos e os gestores municipais. Ao elaborar metas, exigindo o cumprimento destas, cria-se um elo de confiança entre os Conselhos e os estabelecimentos de saúde”, disse.
Abaixo mais fotos do evento:





