Representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) estiveram na semana passada no município de Monção (distante aproximadamente 250 km de São Luís). O objetivo foi apurar a denúncia de que técnicos em enfermagem estavam sendo demitidos em massa dos seus postos de trabalho, situação essa que prejudicaria o dimensionamento de enfermagem dentro da unidade, podendo comprometer a qualidade do atendimento oferecido à população daquele município.
A visita ao Hospital Geral de Monção, local da denúncia, foi realizada na última quinta-feira, dia 12, pelo conselheiro federal Ronaldo Beserra, tesoureiro da Junta Interventora do Coren-MA, e pela conselheira regional Adriana Carvalho de Sousa, integrante da Junta.
Mudança – Chegando à unidade de saúde, os conselheiros foram recebidos pela responsável técnica do serviço de enfermagem, Neyla Morais. Ela explicou que a unidade de saúde sofreria uma mudança em seu perfil, diminuindo a quantidade de serviços e, consequentemente, dispensaria profissionais da enfermagem.

“Como a missão do Sistema Cofen / Conselhos Regionais é garantir a profissão para proteger o cidadão, a Junta Interventora do Coren-MA realizou a visita para saber se, com as alterações que acontecerão no perfil do hospital, a enfermagem continuará com um padrão de qualidade exigido pelas resoluções do Cofen”, destacou Ronaldo Beserra.
Para garantir o que foi afirmado pela coordenadora de enfermagem, os membros da Junta Interventora do Coren-MA solicitaram um novo cálculo de dimensionamento de pessoal que evidencie que a unidade de saúde continuará oferecendo um serviço de enfermagem de acordo com os padrões legais e éticos exigidos pela profissão.
“Estamos aguardando esse novo perfil do hospital ser estabelecido para que possamos trabalhar na questão do dimensionamento. Deixamos claro também que o Coren-MA está a serviço da sociedade, pois fiscalizamos o exercício ilegal da profissão para proteger a sociedade. Uma vez que protegemos a sociedade, estamos automaticamente protegendo o profissional, evitando a ocorrência de problemas futuros”, destacou a conselheira Adriana Carvalho.
Ela afirmou ainda que o Conselho, por meio da Ouvidoria, está à disposição dos profissionais em caso de dúvidas, reclamações e denúncias para que sejam tomadas as devidas providências legais naquilo que for de competência do Coren-MA.
Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)