Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

São Luis do Maranhão recebe 9° Simpósio Brasileiro de Hansenologia entre os dias 28 e 30

Embora os números oficiais demonstrem redução da prevalência da hanseníase no país, o Brasil ainda ocupa o segundo lugar no ranking mundial da doença, já extinta em muitos países. Além disso, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), Marco Andrey Cipriani Frade, “o contínuo e elevado número de casos novos detectados, mais de 30 mil/ano, a heterogeneidade desses índices dentre as regiões do país, o número de crianças menores de 15 anos com a doença e elevados percentuais de grau 2 de incapacidade funcional nos estados de baixa prevalência são indicadores que nos colocam em alerta quanto à realidade endêmica no Brasil”.

O tema será debatido por especialistas durante o 9° Simpósio Brasileiro de Hansenologia, de 28 a 30 de novembro. O evento terá cursos, dentre eles, o de feridas. As feridas são consideradas problema de saúde pública no Brasil. Diabetes e hanseníase são as maiores causadoras de feridas. A falta de diagnóstico correto leva a tratamentos inadequados e pacientes que passam anos com feridas se agravando.

Dentre os palestrantes estarão os maiores especialistas brasileiros. Os temas abrangerão tanto a área de saúde, quanto de história – a hanseníase é uma das mais antigas doenças conhecidas pelo homem, o que leva inúmeros pesquisadores a estudarem as questões sociais da doença. “O tema é importante porque mostra quanto o paciente já foi estigmatizado. Hoje, muitos pacientes e ex-doentes que já se curaram lançam-se em movimentos voluntários de conscientização sobre a doença, o que tem auxiliado doentes, famílias e a sociedade”, explica o presidente da SBH.

O Simpósio vai debater criticamente as ações para diagnóstico precoce da hanseníase realizadas no passado, na atualidade e quais as perspectivas de mudanças na busca de capacitar e atualizar simultaneamente profissionais da atenção básica e os serviços de referência no reconhecimento rápido e do maior número dos casos precoces da hanseníase.

A Universidade Federal do Maranhão, Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo apoiam o evento.

Agenda
9° Simpósio Brasileiro de Hansenologia
Data: 28 a 30/11/2016
Realização: Sociedade Brasileira de Hansenologia
Local: Centro Pedagógico Paulo Freire – Universidade Federal do Maranhão/Cidade Universitária
Endereço: Av. dos Portugueses 1966, Baganga
Informações e inscriçõeswww.oxfordeventos.com.br/hansenologia2016/index.php

Fonte: Texto e Cia Comunicação

Endereço: R Caruapera, 3 – Jardim Renascença, São Luís – MA, 65075-690. TELEFONE: (98) 3194-4200

Desenvolvido por 2ks Digital

Rolar para cima