As cinco subseções do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), localizadas nas cidades de Imperatriz, Bacabal, Caxias, Balsas e Pinheiro, já estão funcionando dentro das unidades do VIVA/Procon do Governo do Estado. O objetivo da mudança foi proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores, possibilitando ainda um atendimento digno ao público da área de enfermagem.
A transferência aconteceu em virtude do precário estado de conservação em que essas subseções foram encontradas pela Junta Interventora Coren-MA, situação essa que muitas vezes inviabiliza a realização das atividades. A subseção do município de Bacabal, por exemplo, chegou a ser interditada pela Defesa Civil, tal era o grau de irregularidade do espaço.

Organização – Desde o momento em que a Junta Interventora assumiu a gestão da autarquia, uma das suas preocupações foi reorganizar as subseções do Coren-MA no interior do estado para que as fiscalizações, que antes estavam paradas, voltassem a ser realizadas. Dessa forma, foi celebrado um convênio com Governo do Estado, por meio do Viva / Procon, para fazer a transferência das subseções para esses locais.
De acordo com Wilton José Patrício, conselheiro federal e presidente da Junta Interventora do Coren-MA, os problemas encontrados nas subseções inviabilizavam a realização de um atendimento digno aos profissionais da enfermagem.
“Encontramos as subseções com problemas nas estruturas, vazamentos e mofo. Elas não atendiam os profissionais e ainda colocavam os servidores em um ambiente insalubre. Por essa razão, celebramos esse convênio, diminuindo assim os custos e melhorando o atendimento”, pontuou.
Ronaldo Beserra, conselheiro federal e conselheiro tesoureiro da Junta Interventora, afirmou que um dos intuitos das ações da atual gestão do Coren-MA é trazer comodidade aos profissionais da enfermagem. Por essa razão, era tão necessária a mudança das subseções para espaços mais confortáveis.
“A nossa preocupação é com o bem-estar do profissional para que ele chegue em um ambiente onde ele possa ser bem acolhido e tenha mais segurança e respeito. Encontramos nas subseções um cenário em que há um desrespeito com o dinheiro público e com o profissional que paga a sua anuidade. A mudança das subseções vai trazer mais segurança, praticidade e economicidade, possibilitando assim um atendimento com respeito ao profissional”, destacou.
A mesma opinião foi compartilhada pela conselheira Kheila Azevedo Ferreira Passos, secretária da Junta Interventora. “Essa mudança vai trazer mais comodidade, acolhimento e outros serviços para os profissionais. O ganho vai ser muito grande”, declarou. Ela afirmou que a gestão ainda vai decidir o que será feito com as antigas sedes das subseções.
Nos últimos dias, Kheila Passos esteve pessoalmente acompanhando a mudança das subseções do Coren-MA para os espaços do Viva / Procon, orientando os servidores sobre como proceder com o atendimento aos profissionais da enfermagem nesse novo local. Além disso, a secretária da Junta Interventora também concedeu entrevistas para emissoras de rádio e TVs locais informando à população sobre os novos locais de funcionamento das subseções do conselho.
Atendimento – O atendimento aos profissionais nos novos endereços das subseções já foi iniciado. A subseção do Coren-MA da cidade de Imperatriz está funcionando no Viva / Procon localizado no Tocantins Shopping (Rua Piauí, 580 – Centro). A subseção de Pinheiro está funcionando na Rua Maria Pinheiro Paiva, s/n, bairro Santa Luzia.
A subseção de Bacabal está localizada no Viva / Procon situado na Avenida Getúlio Vargas, nº 115ª, Centro. Em Balsas, a subseção está no Viva / Procon situado na Avenida Contorno, nº 12, bairro Nazaré. Já em Caxias, a subseção está no Viva / Procon do Caxias Shopping Center, situado na Rodovia BR – 316, KM 554, nº4362, bairro Bela Vista.
Abaixo algumas imagens de como estavam as subseções do Coren-MA e como elas estão no momento:
Subseção de Bacabal
Antes

Depois

Subseção de Balsas
Antes

Depois

Caxias
Antes

Depois

Imperatriz
Antes

Depois

Pinheiro
Antes

Depois
